top of page

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem – Nepel congrega estudantes e pesquisadores/as da pós-graduação de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada, com o propósito de debater questões ligadas às injustiças sociais mediante à linguagem.

Em 2013, o primeiro Seminário de Análise Crítica do Discurso foi realizado como parte da disciplina da pós-graduação intitulada ‘Estudos Críticos do Discurso’, caracterizado como um espaço de interlocução acadêmica envolvendo alunos/as da pós-graduação e de professores/as pesquisadores/as. O evento possui os seguintes objetivos:

(1) divulgar os trabalhos realizados no ‘Seminário de Análise Crítica do Discurso;

(2) promover um fórum de interlocução entre os alunos/as da graduação e da pós-graduação;

(3) realizar pesquisas e eventos científicos, de caráter multidisciplinar, que aglutinam estudos envolvendo a linguagem, práticas sociais de exclusão social;

(4) promover debates nas escolas públicas de ensino fundamental e médio que abordam diferentes temas relacionados às injustiças sociais e exclusão.

No ano de 2019, foi criado o site do Nepel com objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos do SEACD. Por sua vez, no ano de 2021, o Nepel organizou o VII SEACD e, concomitantemente, o I Encontro de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem da UFMT – I EnEPEL.

Em 2023, a segunda edição do EnEPEL, além de ser vinculada ao VIII SEACD, irá sediar o I Seminário de Estudos linguísticos e literários da graduação. O evento será totalmente on-line e realizado nos dias 02, 03 e 04 de agosto.

bottom of page